quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os custos escondidos das responsabilidades dos hotéis.

Pode o polígrafo ajudar a minimizar e controlar os riscos de responsabilidade dos hotéis?


Uma manchete dos jornais desportivos durante a última Copa das Confederações celebrada no Brasil:

VERGONHA: Jogadores espanhóis denunciam roubo em hotel no Recife
Fonte: Agência EFE

Se pode imaginar ser o gerente do hotel onde passou este episódio?

Onibus com seleção de futebol
Um hotel que acolhe a seleção campeã do mundo, em vez de poder aproveitar esta visita para fins promocionais, ter que lidar o nome do hotel com semelhante manchete?

A indústria hoteleira é um setor importante na economia brasileira. O sector da hospedagem mexe anualmente com milhões de hospedes. Milhares de turistas pernoitam-nos diferentes tipos de hotéis que existem no Brasil.

Os hotéis têm não só que providenciar um lugar para dormir aos hospedes, mas sobretudo um serviço impecável se querem fidelizar e aumentar a sua clientela. Hotéis podem gastar milhões de reais anualmente no treinamento dos seus funcionários para garantir um serviço impecável aos hospedes.

Os turistas, no entanto, não só esperam ter um bom serviço, querem igualmente confiar na segurança do hotel. Isto é ainda mais verdade para turistas de outros estados e para estrangeiros que podem ter receio de visitar o Brasil, que muitos supõem perigoso por todas as noticias que recebem pelos diferentes meios de comunicação.

A segurança do hotel é primordial mesmo se muitas vezes é considerada como normal. A gerência dos hotéis, sem embargo, conhecem os riscos aos quais estão confrontados. 
Alguns podem ser:

  • Acidente de um hóspede dentro das instalações
  • Intoxicação alimentar no restaurante do hotel
  • Algum crime que sucede dentro das instalações (Abuso sexual, violação, roubo)
  • Etc.


Alguns casos são engendrados pelos mesmos hospedes, mas que dizer se um hospede sofre um destes casos devido a um funcionário do hotel?

Então o caso se torna não só vergonhoso, mas pode o hotel ter que assumir responsabilidades civis ou até penais por ações do ou dos funcionários, sem falar da má reputação para o hotel. Hoje em dia com as redes sociais um pequeno acidente pode assumir proporções estratosféricas.

Nos faz lembrar de um caso que tratemos de um resort luxuoso no sul do México, perto de Cancun. Passar uma noite nesse resort tinha um valor de aprox. USD 2.000.

Um dia nos chamaram por que um hospede reclamou o desaparecimento de dinheiro do seu bangalô. Como explicar a uma pessoa que paga USD 2.000 por dia, que tem que ser mais cuidadoso com os seus bens? Esta pessoa está pagando um valor elevado para não ter de se preocupar com a sua segurança e pertinências?

A gerência fez passar um teste do polígrafo aos funcionários que estiveram no bangalô, e efetivamente, a senhora da limpeza tinha levado o dinheiro.

Felizmente, este caso é uma exceção. A grande maioria dos hotéis tem um profundo conhecimento dos seus funcionários e controla estes acontecimentos.

O problema, sem embargo, para o próximo mundial é que os hotéis vão, em muitos casos, aumentar o numero de funcionários para um período de 2 a 3 meses. Isto significa que deverão confiar a segurança de muitos turistas, futebolistas, delegações, etc. a empregados que praticamente desconhecem. Estes funcionários podem ser o elo mais fraco na segurança do hotel, isto sem contar a possibilidade de infiltração, a través de estes empregados, por parte de bandas organizadas.

Mundial Brasil 2014
O mundial pode ser uma oportunidade de ouro para a promoção a nível mundial, não só para o Brasil, mas igualmente para a indústria hoteleira que albergará os torcedores do mundo inteiro. Um pequeno percalço, no entanto, pode pôr todos esses esforços em xeque como vimos com a manchete no inicio.

Polígrafo Brasil é uma empresa especializada em controlar os riscos com os recursos humanos. Um exame do polígrafo de seleção, pode ajudar a detectar candidatos a emprego com problemas de comportamento como roubos, absenteísmo abusivo, contato com bandas organizadas, falsificação de diplomas, etc.

Para mais informação com respeito aos serviços de Polígrafo Brasil para recursos humanos de hotéis, favor visitar as seguintes paginas:



Polígrafo Brasil
Confiança com Ciência

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