segunda-feira, 29 de julho de 2013

Absenteísmo voluntario, verdade ou mentira?

Como o polígrafo pode ajudar a diminuir o absenteísmo voluntario?


A empresa comercial é uma entidade fundamental na nossa sociedade. Mesmo se uma empresa é normalmente fundada para se dedicar a criar, produzir, produtos e serviços procurados pelo mercado, com o tempo esta empresa se torna um “ator” que assume responsabilidades dentro da sociedade.

Este “ator” continua não só produzindo serviços e produtos, mas se torna parte integrante e contribuinte da sociedade na medida que vaia crescendo. Uma das consequências para as empresas com crescimento é o aumento de funcionários. Este aumento de funcionários é necessário para o crescimento da empresa, e trás responsabilidades para a entidade. 

As estruturas iniciais de gestão se diluem com um maior numero de funcionários. De um trato direto e individual, a organização passa a um trato mais estruturado. Os funcionários passam a ser cada vez mais anônimos dentro da empresa, se limitando em muitos casos a cumprir uma tarefa.

Absenteísmo
Esta realidade produz diferentes comportamentos, não só pela empresa empregadora mas também pelos empregados. Tarefas compartimentadas, repetitivas podem levar a uma falta de motivação e uma das consequências mais visíveis da falta de compromisso se manifesta em absenteísmo voluntario por parte dos funcionários.



1. As razões do absenteísmo voluntario podem ser de diferente índole:

  • Falta de motivação
  • Jornadas prolongadas de trabalho
  • Condições insalubres oferecidas aos trabalhadores 
  • Tensão emocional
  • Outros
O absenteísmo tem custos altíssimos para as empresas, sem importar o seu tamanho, produzindo, no entanto, maiores danos nas empresas pequenas.

2. As consequências indiretas para as empresas do absenteísmo são:

  • Perda de mercado
  • Menor produtividade
  • Prejuízo da imagem institucional
  • Maior custo de produção
  • Etc.

3. Calculo dos custos do absenteísmo

Os custos diretos do absenteísmo podem ser calculados. O calculo ajuda ás empresas a estimar o impacto do absenteísmo no fluxo de caixa.

Calculo absenteísmo
Tomamos uma empresa como exemplo com:
  • 100 funcionários
  • Trabalham 8 horas por dia e 5 dias por semana


Estes funcionários trabalham: 5 dias X 4 semanas = 20 dias na média por mês. Isto significa que nesta empresa se trabalha 20 dias X 8 horas = 160 horas por mês/funcionário, o que equivale a 100 funcionários X 160 horas = 16.000 horas por mês.

Imaginamos que a empresa tem um custo de 10 Reais por hora por empregado o que significa que a empresa tem um custo mensal de 16.000 horas X 10 Reais = 160.000 Reais.

No caso haja um absenteísmo de 5% nesta empresa significa um custo adicional* para a empresa de 5% de 160.000 Reais = 8.000 Reais.

(*Este calculo é simplificado e não inclui outros custos de contratação de pessoal temporário e outros gastos adicionais)

Este simples exercício matemático pode, no entanto, dar uma ideia dos valores que as empresas estão perdendo por absenteísmo. 

4. Como diminuir o absenteísmo

Absenteísmo em Reais
É imperativo para as empresas tomar medidas para diminuir o absenteísmo voluntario visto que afeta diretamente os benefícios da empresa. Diferentes programas podem ser implementados para tais fins, sem embargo queremos falar de detectar o absenteísmo antes que ele apareça, é dizer como prevenir o absenteísmo.

Um teste do polígrafo no processo de seleção pode ser o melhor instrumento para detectar os funcionários que demonstraram durante a sua vida laboral comportamentos repetitivos de absenteísmo voluntário. 

A nossa experiência nos indica que para trabalhos onde a presencia física do funcionário é primordial, detectar um comportamento de absenteísmo no seu historial laboral economiza à empresa não só problemas de organização mas também Miles de Reais.

Um teste do polígrafo de pré-emprego é uma solução não só eficaz para detectar estes comportamentos, mas igualmente outras condutas que podem provocar responsabilidades para a empresa empregadora.

Convidamos a examinar o programa de polígrafo de seleção para mais informação.

Polígrafo Brasil
Confiança com ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário