domingo, 22 de setembro de 2013

O polígrafo no combate aos roubos de combustíveis



Como podem as empresas de distribuição de combustível cambater os roubos internos?


Raramente passa uma semana sem que se possa ler, nos diferentes jornais em todo o país, algum artigo sobre roubos sucedidos em postos de gasolina. Esta realidade faz que proprietários da distribuição de combustíveis líquidos tenham que tomar medidas avançadas de segurança para poder proteger não só os seus investimentos, mas também a vida e os bens dos seus clientes e empregados.
No entanto, mesmo tomando todas as medidas necessárias de segurança, estes casos estão muitas vezes fora do controle dos proprietários dos postos de gasolina que têm que ter planos de contingência para cada caso.

Sem embargo, existe outro aspecto de roubos e perdas que não necessariamente chegam as manchetes dos jornais mas que são mais importantes que os roubos cometidos por pessoas externas, mais concretamente: roubos internos.

Estes roubos internos, no processo logístico dos combustíveis, são muitas vezes os mais difíceis de detectar e de combater.

Existem pontos críticos nos quais os controles são mais vulneráveis como, por exemplo:

O transporte dos combustíveis desde distribuidor ao posto de gasolina
A venda do combustível ao cliente final, em varejo ou atacado.

Quantas vezes não se “evaporou” combustível no transporte até o posto de gasolina? Quantas vezes o vendedor de serviços ficou com parte do dinheiro que cobrou ao cliente, ou fez copia dos números do cartão de crédito para defraudar mais tarde. Quantas vezes um empregado informou sobre a recolha dos fundos ou deu informação sobre algum cliente?

Todos estes casos esgotam não só os benefícios das empresas distribuidoras de combustíveis, mas põem em perigo a imagem e existência de uma empresa.

Felizmente, a fonte do problema de roubos internos pode facilmente ser apontada, mais concretamente o recurso humano da empresa. Os empregados da mesma empresa ou pessoal subcontratado são os principais responsáveis das perdas contabilizadas pelas empresas de combustíveis.

Dificilmente se podem eliminar os assaltos a postos de gasolina e pontos de distribuição de combustível, esta é uma realidade com a qual as empresas distribuidoras de combustível vão ter que viver. Podemos, no entanto, controlar os roubos que são ativados desde dentro da empresa com um controle mais eficaz da força humana empregada ou subcontratada pela empresa. 

Este controle se pode realizar diretamente na fonte destes problemas, na hora de contratar pessoal “verificado” por sistemas de seleção que detectam comportamentos “perigosos”, assim como no seguimento, formação dos recursos humanos com testes periódicos que auditam o comportamento dos empregados diretos ou subcontratados.

Polígrafo Brasil é uma empresa especializada na contenção e controle de perdas ao nível de recursos humanos. Aplicamos diferentes técnicas que permitem uma redução de mínimo 50% de estas perdas causadas pelos trabalhadores.
Realizamos testes na hora de contratação (testes de seleção) para poder detectar a tempo comportamentos que podem vir a ser um problema para a empresa de combustíveis. Igualmente importante é o seguimento dos empregados, a través de testes de fiscalização (testes de seguimento) que controlam o comportamento no lugar do trabalho.

Como meio de recuperação de perdas aplicamos testes específicos em situações nas quais sucedem perdas (roubos) com a intenção de identificar os responsáveis para que a empresa possa tomar as medidas mais corretas para controlar e impedir estes casos no futuro.

Polígrafo Brasil oferece serviços que demonstraram a sua eficácia na indústria da distribuição de combustíveis em diferentes países da América Latina.
Para mais informação sobre os serviços de verificação de recursos humanos visite o site: www.poligrafobrasil.com.

Poligrafo Brasil
Confiança com ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário